quarta-feira, 24 de outubro de 2012

TREMEMBÉ EM SAO PAULO E N.HUNGRIA EM MINAS SERIA O DESTINO DE CONDENADOS DO MENSALÃO

Condenados pelo STF chefes do Mensalão vão cumprir pena em presídio

Publicado em 15.10.2012
Condenados pelo STF chefes do Mensalão vão cumprir pena em presídio
Cúpula do PT é condenada por corrupção no mensalão e especialistas ouvidos por ISTOÉ dizem quais condenados devem ir para a cadeiaDurante o julgamento do mensalão, na última semana, os ministros do STF condenaram o ex-ministro José Dirceu por corrupção ativa.
A corte concluiu que Dirceu comandou de dentro do Palácio do Planalto um esquema de compra de apoio político no Congresso.
O STF selou ainda o destino de outros dois réus do PT: José Genoino, ex-presidente do partido, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro, também considerados culpados por corrupção.
Nas próximas semanas, após encerrar a votação, os ministros passarão para a fase chamada de dosimetria, quando são estabelecidas as penas dos réus. Juristas esperam nova polêmica nessa parte do julgamento, pois a corte ainda não decidiu se um magistrado que votou pela absolvição poderá opinar sobre a punição do réu.
De qualquer forma, já é possível fazer uma previsão sobre a pena que caberá a cada um dos pelo menos 25 condenados. Especialistas em direito penal e magistrados ouvidos por ISTOÉ estipulam que o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro Delúbio Soares pegarão cinco anos de prisão em regime semiaberto. A pena, se confirmada, os obrigará a se apresentar todas as noites em uma penitenciária.
Para se chegar a esse cálculo, foi levado em consideração o critério da aplicação de penas brandas para réus primários. Do contrário, a punição dos dois ficaria em pelo menos oito anos, o que determinaria o regime fechado. Mas, apesar dessa projeção, o regime fechado não pode ser totalmente descartado.
Existe a possibilidade de os magistrados do Supremo levarem a punição ao teto da pena prevista para o crime de corrupção ativa, que é de 12 anos. Outra hipótese de majoração da pena é se Dirceu for condenado na próxima semana por formação de quadrilha.
“Nada pode ser descartado, mas os ministros estão mais preocupados em condenar do que em estabelecer grandes penas. O semiaberto dá uma expedição de mandado de prisão, o que para a sociedade já é um símbolo de punição”, resume Romualdo Sanches Calvo, presidente da Academia Paulista de Direito Criminal.
Por ser de São Paulo, a tendência é que Dirceu – condenado a regime semiaberto ou fechado – cumpra a sentença no Complexo Penitenciário de Tremembé, que recolhe Alexandre Nardoni, Elize Matsunaga e Pimenta Neves.
O presídio do Vale do Paraíba, a 140 quilômetros de São Paulo, é a única instituição do Estado que cumpre os requisitos necessários para abrigar réus como os do mensalão. É lá que a Secretaria de Administração Penitenciária coloca presos envolvidos em crimes de grande repercussão, que poderiam ter a vida ameaçada se tivessem que conviver com detentos comuns.
Quem também pode engrossar a lista dos detidos em Tremembé são os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). De acordo com o especialista em direito penal Tiago Ivo Odon, membro da comissão de juristas que analisam a reforma do Código Penal, os dois devem receber pena de pelo menos nove anos.
Dos réus paulistas, o ex-presidente do PT José Genoino é o que tem mais chances de se livrar da penitenciária e cumprir pena alternativa, de pagamento de multa ou prestação de serviços à sociedade.
Já a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), poderá ser o destino de oito réus mineiros do mensalão condenados por crimes que somam mais de oito anos de pena. Entre eles está o publicitário Marcos Valério, que será condenado a pelo menos 12 anos de prisão, segundo penalistas. Lá, o preso mais célebre é Bruno Fernandes, ex-goleiro do Flamengo, acusado de assassinato. 

PORQUE OS MAGISTRADOS NÃO SÃO TERROR PARA AS BOAS OBRAS , MAS PARA AS MÁS. QUERES TU ,POIS ,NÃO TEMER A POTESTADE? FAZE O BEM , E TERÁS LOUVOR DELA      ROMANO 13/3

2 comentários:

  1. POLÍCIA NELES! BOM SERIA SE A PENA NÃO FOSSE TÃO BOAZINHA. TÁ DE BRINCADEIRA! PESSOAS QUE REPRESENTAM A SOCIEDADE TRAÍREM DESSA FORMA, ROUBANDO DINHEIRO NOSSO! SÃO LADRÕES EM MASSA! POR ISSO EU PENSO QUE ESSE TIPO DE GENTE DEVERIA IR PARA CADEIA COMUM E COM REGIME FECHADO.

    ResponderExcluir
  2. Bem, agora falta os nobres juízes encararem o mensalão tucano, cujo chefe é o ex-governador e senador Eduardo Azeredo, e o mensalão do DEM, capitaneado pelo ex-governador e senador (também???) José Roberto Arruda. Aguardemos se a VEJA, Folha, Estadão, O Globo, Rede Globo, UOL, IstoÉ, Época e demais ilustres órgãos de imprensa também darão o devido destaque.
    Aguardemos.

    ResponderExcluir