Os Estados Unidos podem continuar a gabar-se de ser a «terra da liberdade», mas as estatísticas mostram que são também o país cujas prisões estão mais sobrelotadas.
Por cada cem mil habitantes, o Japão tem 54 indivíduos presos, a França 95, a Alemanha 96, a Austrália 114, o Canadá 116, a Grã-Bretanha 143, o México 169. Dois países destacam-se no mundo pelo recurso desproporcionado à pena de prisão como solução para os problemas sociais: a Rússia, com 584 presos, e os Estados Unidos, com 715 encarcerados em cada cem mil habitantes - ou por outras palavras, cerca de 2,1 milhões de presos.
Segundo o procurador-geral John Ashcroft, isso resulta do sucesso na luta para tirar os criminosos das ruas: «Não é por acidente que o crime violento regista os níveis mais baixos em trinta anos, à medida que a população prisional aumenta.
MAIOR PRESÍDIO DO MUNDO (ESTADOS UNIDOS) |
PRESÍDIO MAIS LOTADO DO MUNDO (RUSSIA) |
Os criminosos violentos e reincidentes estão a receber sentenças mais duras, enquanto os americanos cumpridores da lei estão a gozar um período de segurança sem precedentes.»
Mas, se o número de crimes tem diminuído drasticamente, porque é que continua a crescer o número de presos, com um aumento de 2,9% só no ano passado? Segundo os especialistas, isso deve-se às políticas de combate ao crime das duas últimas décadas, que tornaram obrigatória a prisão em casos de droga, com penas extremamente duras para a terceira reincidência. Os entraves à liberdade condicional também ajudam.
EU SOU O SENHOR VOSSO DEUS ; ANDAI NOS MEUS ESTATUTOS , E GUARDAI OS MEUS JUÍZOS , E EXECUTAI-OS!! Ezequiel 20/19
Nenhum comentário:
Postar um comentário