terça-feira, 11 de dezembro de 2012

DETENTOS DO PRESIDIO CENTRAL DE P. ALEGRE MOSTRAM SEU TALENTO NO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS


ARTE ESCONDIDA

A Casa de Cultura Mario Quintana apresenta a exposição Arte Escondida, obras realizadas por detentos do Presídio Central de Porto Alegre, com abertura segunda-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, às 19 horas, no Hall leste da instituição.

Em parceria com as secretarias de Estado da Cultura e de Segurança Pública, a Superintendência de Serviços Penitenciários e o Presídio Central de Porto Alegre, a mostra tem o objetivo de humanizar e socializar os participantes.

Trata-se de aproximadamente 45 trabalhos, produção de 15 artistas/artesãos em regime de privação de liberdade, confeccionados em técnicas mistas que incluem marcenaria, pintura acrílica sobre tela, acabamentos  texturizados, esculturas em pedra sabão e madeira. Os trabalhos, além de decorativos, são também utilitários como sinalizações, placas, porta-chaves, porta-cuia, incensários, entre outros.
Todos os objetos estarão à venda por preços convidativos que revertem em verbas encaminhadas aos familiares.
Arte Escondida é uma forma de dar visibilidade social para um pouco do cotidiano das pessoas em privação de liberdade. O trabalho artístico produzido passa a ser objeto de apreciação e reflexão, cumprindo este papel.
O Presídio Central de Porto Alegre tem capacidade para 2.200 presos e conta hoje com uma população de mais de 4.000 presos. Para auxiliar nos processos de reflexão, de recuperação da auto-estima, valores éticos e morais para reintegração social dessas pessoas, o presídio oferece o trabalho interno nas atividades de jardinagem, de alfaiataria, de artes, de marcenaria.

A Casa de Cultura Mario Quintana têm o patrocínio do Banrisul e apoio de sua Associação de Amigos (AACCMQ).
COM CAPACIDADE PARA 2200 DETENTOS TEM PROXIMO DE 5.000
ENTRADA DO MAIOR PRESIDIO DE RIO GRANDE DO SUL


Deixe o impio o seu caminho ,e o homem maligno os seus pensamento ,e se converta ao Senhor,que se compadecera dele                 ISAIAS 55/7

Nenhum comentário:

Postar um comentário