sábado, 8 de março de 2014

FELIZ DIA MULHER PRESIDIÁRIA!!

O Tribunal de Justiça da Paraíba promoveu uma ação social, nesta quinta-feira (6), para incluir as apenadas do Centro de Reeducação Feminina Júlia Maranhão nas homenagens alusivas ao 8 de março, dia Internacional da Mulher. Assim, com a articulação do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, 50 reeducandas tiveram o Dia de Beleza, executado por profissionais qualificados pelo Instituto Embelleze, parceiro do projeto.

“Isso é um presente de Deus, entre tantas eu ter sido sorteada de ter a oportunidade de me sentir mais mulher”, expressou Ana Paula, que cumpre pena no Júlia Maranhão. Já a apenada Márcia Félix, que desenvolve o talento de cantora no presídio, completou as homenagens interpretando canções.

O evento foi elaborado com o intuito de mostrar que o TJPB realmente lembra das mulheres que estão presas, com responsabilidade também do Juizado de Violência Doméstica. “Não se trata apenas de cuidar do cabelo e fazer maquiagem, mas sim da lembrança do momento de valorização”, observou a juíza Rita de Cássia, titular do Juizado.

A magistrada acrescentou que o evento foi realizado devido a nova postura do Judiciário, na gestão da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, de se aproximar da sociedade, das encarceradas. Soma-se a isso a flexibilidade da Lei Maria da Penha, que além de ampliar a proteção às vítimas e modificar a abordagem sobre violência doméstica no país, permite que o Judiciário estenda ações sociais e arregimente esforços para atuar em favor das mulheres, em diversos eixos de trabalho devido ao caráter multidisciplinar da lei.

Além do Dia da Beleza, o Juizado também realizou atendimento multidisciplinar e averiguou a situação prisional das situações de violência doméstica. “Com isso, queremos contribuir com a aprendizagem das reeducandas, no sentido de incentivar a reflexão e o crescimento pessoal”, avaliou Rita de Cássia.

Geralmente o Instituto Embelleze participa desses eventos executando cortes de cabelo, mas, em homenagem ao dia das mulheres, a empresa acrescentou mais dois benefícios para as apenadas: escova e maquiagem. “O instituto Embelleze trabalha com formação profissional e faz essas ações sociais para promover o embelezamento”, explicou Tatiane Dalo, diretora executiva da Embelleze em João Pessoa, que aceitou de imediato o convite para participar dessa ação.

A diretora do presídio, Cinthya Almeida, revelou que as apenadas ficaram eufóricas com a notícia de receberem um dia de beleza. Além disso, explicou que foi necessário selecionar 50, das 300 reeducandas que hoje cumprem pena no regime fechado, devido a estrutura e segurança.

“É significativo que o TJPB inicie as homenagens dessa data tão histórica e representativa das lutas e conquistas dos direitos femininos”, destacou Elinaide Alves, que representou a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

Também prestigiaram o evento a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, representada pelo secretário-adjunto, Joubert Fonseca; Secretaria da Mulher do Município de João Pessoa, pela gestora Socorro Borges; Secretaria de Administração Penitenciária, chefe de gabinete, Alan Douglas; Polícia Militar, coronel Sobreira; Delegacia da Mulher, delegadas Maísa Félix e Renata Almeida (adjunta) e a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado.

...Dando honra a Mulher, como vaso mais fraco...     1 PEDRO 3/7

Nenhum comentário:

Postar um comentário