domingo, 4 de agosto de 2013

SEMANA NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE CHEGOU NA COLONIA PENAL AGRÍCOLA DE PIRAQUARA.

Dois eventos marcaramm, este sábado (03/08), a abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, promovida no estado pelo Movimento Nós Podemos Paraná, com a participação da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU). O evento busca destacar ações desenvolvidas no Paraná que contribuem para a concretização dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países, entre eles o Brasil.

A partir das 9 horas da manhã, houve um ato público na rua XV de Novembro, esquina com a rua Voluntários da Pátria, com distribuição de panfletos e explicação à população do que são os ODM. A partir das 13 horas, na Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (CPAI), em Piraquara, foi a abertura da Semana no sistema penitenciário paranaense. 

A solenidade na CPAI teve um culto ecumênico; apresentação do Grupo Musical Guerreiros da Paz, coordenado pelo egresso do Sistema Penal do Paraná, Jaime Carvalho; e apresentação do Projeto ‘Bem Viver’ pelo servidor Orlando Gomes de Castro. Estão programadas ainda outras atividades desenvolvidas conjuntamente pelos servidores e apenados do sistema penal, marcando o 8º ODM: “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”.


Até o dia 10 de agosto, quando se encerra a Semana comemorada em todo o Brasil, servidores e apenados de todo o Paraná serão incentivados a escrever cartas a seus filhos destacando o dia dos pais, a ser comemorado no próximo dia 11. As cartas serão enviadas aos destinatários por meio da parceria firmada com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, através de cartas sociais carimbadas com a marca do Comitê de Educação em Direitos Humanos/Núcleo ODM.

As atividades nas unidades penais se estenderão por 15 dias, juntando-se à comemoração da Semana do Encarcerado no Sistema Penal do Paraná, de 12 a 16 de agosto. Serão desenvolvidas atividades sociais, pedagógicas, culturais e religiosas em todo o sistema penal do Estado, a fim de contribuir com a humanização da gestão penitenciária e do tratamento penal. 

No Paraná, municípios de todas as regiões estão participando da Semana desenvolvendo atividades como caminhadas, seminários e palestras que abordam os ODM como forma de sensibilizar a comunidade a respeito de sua importância. A programação completa por município está disponível no site www.nospodemosparana.org.br 


SEMANA - A Semana é promovida em todo o país pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, com o objetivo de difundir práticas socioambientais que mobilizam a sociedade a trabalhar pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e que produzem avanços. Este é um evento pontual dentro do processo permanente de mobilização nacional, que teve início em 2004, com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e lembra a luta do sociólogo Betinho, morto em 1997, frente ao Movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, criado em 1992. Betinho dizia que cidadão é o indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. "Um cidadão com um sentimento ético forte e consciência da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder", afirmou Betinho.

O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Trata-se de uma agenda mínima de desenvolvimento sustentável que, se alcançada e mantida, pode promover maior justiça social e ambiental. Os Objetivos do Milênio são conhecidos também como ‘Metas do Milênio’ ou os ‘8 Jeitos de Mudar o Mundo’. São eles: 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2 - Atingir o ensino básico universal; 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; 4 – Reduzir a mortalidade infantil; 5 – Melhorar a saúde das gestantes; 6 – Combater a AIDS, a Malária e outras doenças; 7 – Garantir a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8 – Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.

LEMBRAI-VOS DOS PRESOS.....       Hebreus 13/3

Nenhum comentário:

Postar um comentário