quarta-feira, 22 de agosto de 2012

URUGUAY É O PAIS COM MAIOR QUANTIDADE DE ATEUS DA AMERICA

A população uruguaia é composta por descendentes de imigrantes europeus, na maioria, aproximadamente 95%, brancos. A grande maioria é descendente de espanhóis, mas também são encontrados descendentes de italianos e franceses. O idioma oficial no país é o espanhol.

Os outros 5% é composto por descendentes de escravos africanos. A maioria dos negros uruguaios vivem na cidade de Montevideu. A herança cultural africana está presente nas cerimônias de candomblé e em alguns estilos de música no Uruguai.
Ao contrário dos demais países da América Latina, a população indígena uruguaia foi dizimada completamente desde 1832.
Segundo o último senso realizado no Uruguai, o número de habitantes no país é de 3,4 milhões, sendo que mais da metade da população vive na capital, Montevidéu.
Apenas 15% da população vivem no campo. Esse êxodo rural  tem tido como conseqüências o crescimento dos bairros pobres habitados por famílias numerosas, o aumento da violência urbana e a ausência das crianças nas escolas, obrigadas a trabalhar para garantir o mínimo para a sobrevivência.
Apesar desse quadro, o índice de analfabetismo no país é de 4% e a média de crescimento da população entre 1995 e 2000 foi de 0,7% ao ano. Uruguai possui um sistema educacional de qualidade, obrigatório, laico e gratuito em todos os níveis da educação, inclusive nas Universidades.
Quanto à religião, 46% da população são católica, 27% dizem acreditar em Deus, mas não se confessam, 16% são ateus ou agnósticos, 10% são cristãos não católicos e 1% declaram que pertencem a outras religiões.
A idade média da população Uruguai é de 32,4 anos, enquanto a expectativa de vida  é de 75,72 anos (homens 72,12 e mulheres 79,52). O índice de mortalidade infantil é de 14,5 por mil nascidos.
O Uruguai apresenta altas taxas de emigração, ou seja, grandes números de uruguaios, sobretudo os jovens, têm deixado o país em busca de melhores condições de vida em outros países.
O nível cultural do povo uruguaio é bom, sendo que recebem muito bem os visitantes e turistas que vão para seu país. A paixão nacional do uruguaio é o futebol. Assim como na Argentina, o Tango é o estilo musical preferido dos uruguaios.

 Presidente do Uruguai assume que não acredita em Deus

José Mujica, presidente do Uruguai
Mujica disse que, se existisse, 
Deus deveria ajudar os pobres
Em recente entrevista, José Mujica (foto), presidente do Uruguai, assumiu ser descrente ao elogiar Hugo Chávez. “Eu ainda não fui capaz de acreditar em Deus”, disse. “Se existe um ser tão poderoso, espero que Ele ajude os pobres da América Latina dando saúde ao comandante [Chávez]”.

A declaração de Mujica chama a atenção porque político ateu ou agnóstico costuma não sair “do armário”, para não perder votos, ainda mais nestes dias marcados pelo conservadorismo religioso em vários países.

Fernando Henrique Cardoso é um exemplo brasileiro. Em 1985, então candidato a prefeito de São Paulo, ele disse em uma entrevista que não acreditava em Deus, mas se arrependeu da declaração. Em 2006, o candidato derrotado a prefeito e presidente da República de 1995 a 2002 afirmou à Playboy que adorava ir à missa. “Às vezes, vejo pela TV [a missa]. Tenho um rosário na minha cabeceira e acho que a religião está fazendo falta”.

Chávez sempre foi um crente, mas não tão devoto como tem sido hoje. O defensor da implantação do socialismo na América Latina deixou de citar o ateu Marx para pedir a Jesus um milagre que cure o seu câncer na região pélvica.

MISSÕES JÁ

4 comentários:

  1. Misericórdia. Estarei intercedendo pelo Uruguay para que o Espírito Santo venha operar nas mentes e nos corações deste povo que tanto precisa de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses cristãos preconceituosos. Respeita as escolhas dos outros. Tu se acha melhor só por que é cristã, é? Pois não é. É preconceituosa e bastante ignorante. Ah! Seu deus não existe :)

      Excluir
    2. Não fala cristãos como um todo eu sou crente em Deus e respeito a escolha dos outros ai se vai falar que eu me acho melhor? Se quiser falar fala daquela pessoa não o todo como você falou, quando fala "cristãos" d a entender que são todos e eu n sou assim e muitos outros cristãos também não são assim, falo isso porque conheco, e você fala de respeito mas não respeita nossa crença e ainda chinga, se você pelo menos acredita na ética pratique ela -_-!

      Excluir
  2. O Uruguai, país com mais ateus na América Latina, coincidentemente está na vanguarda do progresso com avanços incríveis em diversas áreas. Talvez o provérbio popular se aplique a eles: Duas mãos trabalhando fazem mais do que mil rezando!

    ResponderExcluir