domingo, 18 de agosto de 2013

'"RECESSO ESCOLAR , ESPORTE EM AÇÃO" :PROJETOS DO PRESIDIO CASA DE CUSTODIA DO PARANÁ

“Recesso Escolar, Esporte em Ação” esse foi o projeto desenvolvido na Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCJP) no período de recesso escolar, de 10 a 26 de julho. A ação foi planejada e organizada pelas professoras do CEEBJA Dr. Mário Faraco Alexina Aparecida Ferreira, Marta Lúcia Baião e pelo agente penitenciário Odilon Benedito Trancoso, que coordenou a execução. Conforme os organizadores “o projeto contou com excepcional apoio do diretor da unidade, Adriano de Souza Rodrigues e do chefe de segurança, Jefferson José Pires, bem como dos demais agentes penitenciários envolvidos na movimentação dos participantes, uma vez que houve envolvimento de detentos de diversas galerias.

Participaram do projeto 180 detentos distribuídos nas seguintes modalidades: futsal-trio, dama, dominó, embaixada e ping-pong. Também durante o recesso, foi realizada uma atividade específica de xadrez com a participação de aproximadamente 20 presos, sob a coordenação dos agentes penitenciários Everaldo Cordeiro e Alexandre Padilha Painhas. Essa atividade terá continuidade por meio de projeto específico de xadrez. 

O Agente Everaldo falou sobre os resultados obtidos e a possibilidade de continuidade:

“Contando com o apoio incondicional da equipe pedagógica da CCJP sob o comando da professora Lenice, da chefia de Segurança e direção da Unidade, assim como dos colegas Agentes Penitenciários, este Curso de Xadrez, primeiro módulo, que está sendo ministrado por mim e Alexandre Painhas teve uma ótima receptividade entre os detentos, sendo que cerca de 20 deles, pretendem continuar com os demais módulos. Foi muito boa a ideia de juntar o xadrez com as demais modalidades de esporte que integraram parte deste projeto promovido pelas professoras do CEEBJA Mário Faraco. Estou realmente muito contente por isso”.

O detento C. M. também expressou sua opinião sobre as ações realizadas:

“Em fase de ressocialização, apresento minha homenagem ao agente penitenciário e professor Everaldo, pelo envolvimento no Projeto de Xadrez. Esse curso reforça a importância de uma instituição prisional, na qual tem como objetivo a mudança da personalidade e o desenvolvimento da capacidade cognitiva do educando, e não somente a 'hibernação' desnecessária. São projetos iguais a esse que mudará esses pensamentos e estimulará novas ideias. Por fim, a sociedade tem sorte em ter pessoas que acreditam na transformação”.

Semana – O término das atividades esportivas na CCJP culmina e se integra com a “Semana do Encarcerado”, de 12 a 16 de agosto. No início da semana os professores exibiram o filme “Os Corajosos” com a proposta de reflexão e posterior elaboração de uma carta destinada a quem o detento escolher, bem como o lançamento do Projeto elaborado pelos professores do CEEBJA Mário Faraco que atuam na Unidade “Direitos e Deveres nas Relações Humanas” a ser implementado em agosto e setembro.

Está previsto para o dia 19 de agosto às 14 h, na CCJP, a premiação das atividades esportivas e do resultado do concurso de poema, que também foi lançado durante o período de recesso. Na ocasião o pastor Onésio que presta assistência religiosa à Unidade fará uma mensagem de encerramento.

Para a professora Alexina, “o projeto veio ao encontro da necessidade de organizar o recesso escolar, onde a cultura e o esporte se unificaram como ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde, alcançando valores éticos através de práticas sadias e função socializadora. É nessa determinação que são construídas pessoas iguais pela mesma raiz cultural e, ao mesmo tempo, diferentes de todas as outras. A grata surpresa foi perceber o envolvimento dos detentos em todas as atividades esportivas, organizando, coordenando e executando o projeto proposto, superando a expectativa inicial.

Publicamos a seguir dois poemas selecionados para ilustrar os bons resultados obtidos na CCJP com o desenvolvimento das ações do recesso e da programação da Semana do Encarcerado: 

Caminho

Vim pelo caminho difícil...
A linha que nunca termina
A linha que bate na pedra
A palavra quebra uma esquina
Mínima linha vazia
Palavra, palavra minha!
L.A.M.F – (13/08/2013)


Por quê?


O tempo não volta,
A juventude não volta,
A vida vai,
Nascemos e já estamos indo,
A correnteza leva todos a um único destino,
Silêncio, nudez e trevas.
Atrás os outros a jogar vem vindo...
Por que disputamos?
Por que competimos?
Deus está se divertindo?
Nós o que ganhamos?
A vitória de viver
Ou a certeza absoluta de morrer...
J. S.D – (13/08/13)



LEMBRAI-VOS DOS PRESOS....   Hebreus  13/3

Um comentário: