sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ENEM NOS PRESÍDIOS DE MATO GROSSO TEM 549 INSCRITO.



Detentos de 20 unidades penais de Mato Grosso do Sul participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será aplicado nos dias 15 e 16 deste mês. Ao todo, 549 internos se inscreveram para o exame em todo o Estado, sendo 533 deles de presídios estaduais e 16 internos do presídio federal.
No Estado, a prova será aplicada nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jateí, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante e Três Lagoas. Conforme o critério da Escola Estadual Polo Regina Anffe Nunes Regine - responsável pela educação nos presídios de regime fechado de Mato Grosso do Sul, as provas serão aplicadas nas unidades onde a prática do ensino é oferecida.
O primeiro dia de prova irá abordar as disciplinas de ciências da natureza e humanas com duração de quatro horas e meia para a avaliação. O início está previsto para 12h com término às 16h30. No segundo dia, os candidatos serão avaliados nas disciplinas de redação, linguagem, códigos e tecnologia com um tempo de duração maior que começa ao meio-dia e se estende às 17h30.
Adiada a critério do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a prova do Enem no sistema prisional seria realizada nos dias 06 e 07 nos presídios do Brasil. A prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos) que também ocorreria no próximo dia 13, foi adiada e será realizada em março do ano que vem, com um total de 722 inscritos.
De acordo com a chefe de Divisão de Educação da Agência Estadual Penitenciária (Agepen), Elaine Arima, as provas serão realizadas nas salas de aula e serão monitoradas por fiscais da Escola Polo Professora Regina Lúcia Betine: “Nos presídios estaduais, administrados pela Agepen, os fiscais serão técnicos penitenciários e professores”, explica.
Educação no Sistema Prisional
No ano passado, o Enem recebeu 387 inscrições de detentos do Mato Grosso do Sul. Cerca de 274 deles fizeram a prova e 206 foram aprovados, atingindo o índice de 75% de aprovação. Este ano, 1.150 internos foram matriculados para freqüentarem aulas nos presídios de regime fechado, representando 15% da massa carcerária do Estado.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Coronel Deusdete de Oliveira, o saldo positivo é resultado de um trabalho concreto de educação que vem sendo implantado nos presídios e que pode servir como referência para outros Estado do país “ Hoje conseguimos que a educação tenha a remição de pena do detento. O interno que freqüenta três dias de aula, tem um dia remido. Isso é resultado de um plano estadual de educação elaborado no início do ano”, explica o diretor. Segundo Deusdete, a próxima meta da Agepen é instalar a rede de ensino de educação a distância (EAD) para os reeducandos do sistema prisional do estado.

LEMBRAI-VOS DOS PRESOS ....     Hebreus 13/3

Nenhum comentário:

Postar um comentário