terça-feira, 15 de novembro de 2016

EVANGELISMO PRISIONAL : NOÇÕES BÁSICAS , COMO É PORQUE FAZER ?



O Senhor Jesus está interessado em salvar não apenas os enfermos, mas igualmente os presos. Vejamos porque devemos evangelizar nos presídios, e depois vejamos como nós podemos fazer isso. Jesus não veio para os sãos e sim para os doentes, não veio para os justos, mas para os injustos, não veio para os salvos, mas para buscar e salvar os perdidos (Luc 19:10; Mat 9:10-13).
O ministério de Jesus consistia em proclamar libertação aos cativos (Luc 4:18). O Senhor Jesus está identificado não apenas com os enfermos, mas também com os presos. É por isso que Ele disse: “Estive na prisão, e fostes ver-me” (Mat 25:36). Então os cristãos perguntarão: “Quando te vimos na prisão, e fomos visitar-te ?” E então responderá Jesus: “Sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mat 25:40).
Na Carta aos Hebreus, o escritor exorta aos seus leitores que se lembrem dos presos como se estivessem presos (Heb 13:3).
Todas essas passagens bíblicas, tudo quanto falamos nos parágrafos acima, deve motivar-nos a evangelizar os presos.
Como Evangelizar nos Presídios
Assim como há normas para visitação nos hospitais, assim também há normas para visitar nos presídios. Os cristãos devem respeitar essas normas. Elas visam à boa ordem nos presídios e à segurança de todos. Infringir tais regulamentos, sob o pretexto de que Deus nos guarda e não permitirá que coisa alguma de mau aconteça é imprudência.  O candidato a evangelização em presídios  deve integrar um grupo autorizado junto a gerência dos voluntários, submetendo-se ao cadastramento e adquirindo o credenciamento das autoridades responsáveis pela administração penitenciária de cada Estado. 
A evangelização nos presídios deve contar com literatura especial. A literatura usada na evangelização nos hospitais não é a mesma a ser usada nos presídios. Há poucas exceções a esta regra. Isto é, há poucos folhetos que podem ser usados nos dois ambientes distintos. Portanto, leia o material a ser distribuído nos presídios, e certifique-se se tal material é o mais indicado.
Em sua fala nos presídios, procure sempre incluir-se entre os pecadores, entre os que necessitam do amor de Deus.
Procure observar os regulamentos do presídio. Não se coloque na posição de juiz nem de advogado dos presos. Você é um arauto de Deus. Você está ali como um pregador das boas-novas. Faça isso. Compartilhe o amor e o perdão de Deus para com os homens As sugestões abaixo frutificaram a partir da experiência adquirida durante os vários anos em que participamos rotineiramente das visitas aos irmãos encarcerados nos presídios do Estado do Paraná.
1.    Vestir-se moderadamente. No caso das mulheres, evitar roupas transparentes e colantes no corpo. Preferir roupas soltas, que cubram os quadris, com a maior naturalidade possível e de cor clara. Existe uma norma relacionada à segurança prisional que proíbe o acesso intramuros (dependências internas) trajando roupas escuras (pretas) ou a cor dos uniformes das unidades (laranja ou vermelho).
2.    No contato direto com os reeducandos, evitar abraços ou intimidades que possam perturbá-los emocionalmente. É natural que alguns tentem uma aproximação maior, dado as condições em que vivem, segregados da família e da sociedade. Compete ao visitante manter uma postura de comportamento adequado dentro do grupo.
3.    À medida em que o visitante passa a conhecer melhor o ambiente prisional, constatará que a forma de tratamento entre os próprios reeducandos é carregada de adjetivos afetuosos, apelidos, etc. Muito cuidado para não incorporar estes hábitos, procurando aprender e declinar os nomes próprios.
4.    Tudo que nos propomos fazer, requer preparo espiritual, ao iniciarmos e ao findarmos quaisquer atividades. Assim, logo ao amanhecer, façamos orações de agradecimento pela oportunidade, com pedido de proteção para o grupo e para os irmãos assistidos. Após o encerramento da visita, reunirem-se para a oração final de agradecimento.
5.    Observar as normas de segurança relativas a alimentos e outros objetos: – “não é permitido levar para os  internos frutas cítricas, tais como, abacaxi, laranja, uva, objetos cortantes, etc.”
6.    Selecionar livros e revistas que serão ofertados. Devem conter material instrutivo e nada que desperte animosidade, libido, etc.
7.    Inteirar-se com antecedência do conteúdo doutrinário, as melhores técnicas e formas de abordagem utilizadas pelo grupo, com prioridade para as lições evangélicas.
8.    Avisar com antecedência ao coordenador do grupo, quando houver algo que impeça o seu comparecimento no dia pré-estabelecido para a visita.
9.    A cada integrante deste voluntariado, cabe o dever de divulgar os trabalhos, procurando arrebanhar novos integrantes como assim também ajudar contribuindo com recursos financeiro ou captando eles.
10.    A oração e a vigilância são pontos indispensáveis para o êxito do programa a ser desenvolvido. Em especial aos coordenadores e integrantes e recomendado buscar a Deus em oração constantemente (vigílias , monte ou grupos de oração nas igrejas) ACIMA DE TUDO E NECESSÁRIO TER CHAMADO E AMOR PELOS ENCARCERADOS !!
 Pastor Hugo Chavez evangeliza e trabalha na recuperação dos encarcerados no Estado do Paraná . A palavra de Deus tem sido o instrumento fundamental para este trabalho ter produzido resultados muito positivo . A entrega de Bíblias do Projeto "BÍBLIAS NOS PRESÍDIOS" tem ajudado muito na transformação e libertação de uma grande quantidade de internos , homens e mulheres .






















 AJUDE A CONTINUAR COM A OBRA DE RECUPERAÇÃO DOS ENCARCERADOS  !!
LEMBRAI-VOS DOS PRESOS .......  Hebreus 13/3

9 comentários:

  1. GRAÇA E PAZ!
    FAZEMOS EVANGELISMO TODOS OS SÁBADOS NO PRESÍDIO . COMO FAÇO PARA CONSEGUIR 50 BÍBLIAS PARA ELES?
    MEU E-MAIL: raimundaleonice@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde .Deus colocou em meu coração o chamado para levar a pala a essas pessoas enclausuradas.o que preciso para fazer a carteirinha e como faço pra fazer as visitas?

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor... Eu e meu esposo estamos iniciando um trabalho de evangelização em um associação de proteção e assistência aos condenados que executa o auxílio a irmãos que estão em regime fechado e semi aberto... Gostaríamos de saber o que poderíamos fazer para recebermos algumas bíblias entorno de 50 unidades.... Grata desde já

    ResponderExcluir
  4. Bom dia sou rose moro em nova alvorada do sul.queria doar uma bribria no presidio de dourados ms me ajuda pastor os meios pra essa bribria. Chega la

    ResponderExcluir
  5. Como posso fazer parte desse grupo

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Paz do Senhor Jesus Cristo que saber como posso fazer parte do grupo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor !! Vc mora onde (cidade , Estado) /

      Excluir
    2. Pás do senhor pastor ugo me chamo Roseli sou uma serva do senhor moro na capital de São Paulo,,,

      Excluir