Mais de 50 detentos das Unidades Prisionais de Minas Gerais que ficam nas cidades de Campos Gerais, Lavras, Três Pontas, Três Corações e São Lourenço vão receber os cursos do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do governo federal. A capacitação é feita pelo SENAR MINAS com apoio dos sindicatos dos produtores rurais dos municípios.
Os internos das unidades participam dos cursos de bordados à mão, artigos indígenas e de costureira. Essa também é uma oportunidade para que eles possam descobrir suas habilidades e capacidades. O objetivo é profissionalizar os detentos, oferecer melhor expectativa de vida e promover a ressocialização na comunidade.
Para participar, o detento precisa ser aprovado pela Comissão Técnica de Classificação, ter bom comportamento e comprometimento com o seu crescimento profissional e também estar com a documentação em dia.
“Para o Sistema Prisional estas atividades são importantes por proporcionar momentos de aprendizado e socialização”, diz o gerente de produção da unidade de Campos Gerais, Cássio Henrique Vieira. Ele afirma ainda que nos cursos os detentos aprendem a ter disciplina, respeito às normas e regras, atitudes fundamentais para que eles se tornem aptos a retornarem à sociedade.
Segundo relatos dos detentos, o curso é muito produtivo, pois além de ocupar as horas ociosas, traz algo de novo e faz com que eles se sintam importantes e capazes. “Eu agradeço a todos que me deram esta oportunidade e fico feliz por saber que vocês fazem isto para que possamos ver que somos capazes de fazermos coisas novas, diferentes. Somente Deus pode retribuir o que todos vocês fizeram e fazem por nós”. Esse é o relato de um dos detentos do presídio de Campos Gerais, participante do curso.
LEMBRAI-VOS DOS PRESOS....... Hebreus 13/3
Nenhum comentário:
Postar um comentário