sexta-feira, 4 de abril de 2014

PROJETO "VISÃO DE LIBERDADE" EM PRESÍDIO DE MARINGÁ , QUE PRODUZ MATERIAL PARA DEFICIENTES VISUAIS , É PREMIADO.

O Projeto Visão de Liberdade, desenvolvido na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), unidade de regime fechado do Departamento de Execução Penal (DEPEN) da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU), foi selecionado entre os 30 vencedores da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil. A direção da PEM recebeu hoje a informação da Secretaria-Geral da Presidência da República. 

O Visão de Liberdade é uma iniciativa da SEJU, em cooperação com a Secretaria da Educação (SEED), e surgiu da necessidade do Centro de Apoio Pedagógico (CAP)produzir material para a alfabetização de deficientes visuais.

O Projeto concorreu com outros 1.090 inscritos, sendo 804 de organizações sociais e 286 de prefeituras. Este é o terceiro prêmio recebido pelo Visão de Liberdade. Em agosto de 2011, recebeu o Prêmio Cidadania: Herbert de Souza, e em novembro do mesmo ano, o Prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

Realizado por presos dentro da unidade penal, o Projeto tem a proposta de contribuir para a recuperação e reintegração social dos detentos por meio do trabalho em benefício de deficientes visuais, com a produção de materiais didáticos específicos para a inclusão deste público. 


Os internos que participam do projeto recebem o benefício de remição da pena, reduzindo um dia da pena a cada três trabalhados e, também, ganham um pecúlio de R$ 45 por mês. Vale ressaltar, ainda, a possibilidade dos presos de terem acesso ao conhecimento e à cultura.

Por meio do Visão de Liberdade são produzidos livros em “braille”, material pedagógico em relevo e “livros falados”- digitalizam livros paradidáticos e gravam em CDs histórias para os alunos cegos, incluindo maquetes e brinquedos adaptados, que são distribuídos em escolas da rede pública de municípios atendidos pelo CAP. 

Desde que foi criado, em 2004, o projeto já produziu 65.558 trabalhos de material didático em relevo; 381 livros e 48 apostilas digitadas; além de 122 livros falados e 14 apostilas, com tiragem de 150 cópias cada, sendo enviados para todo o Brasil e para a Biblioteca Nacional de Lisboa/Portugal.

Dos 30 vencedores da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil, 22 são organizações sociais e sete são prefeituras. Além do Projeto Visão de Liberdade, da PEM, outras duas entidades paranaenses receberam a premiação: a Associação Fênix, de Curitiba, com o Programa de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Paca), e o Setor de Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe.

ODM Brasil – O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o prêmio tem a parceria do Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 

Do total das inscrições, 65 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um Comitê Técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. A avaliação foi baseada nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados. 

As iniciativas pré-selecionadas são 21 da região Sudeste, 19 do Nordeste, 11 do Sul, nove do Norte e cinco do Centro-Oeste. Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplados, as práticas dividem-se da seguinte forma: Objetivo 1 (14 iniciativas), Objetivo 2 (11 iniciativas), Objetivo 3 (9 iniciativas), Objetivo 4 (3 iniciativas), Objetivo 5 (5 iniciativa), Objetivo 6 (5 iniciativas), Objetivo 7 (11 iniciativas), Objetivo 8 (7 iniciativas).

A escolha dos 30 premiados desta 5ª edição foi feita por um júri composto por 16 especialistas de todo o país. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

AMADOS , SE O NOSSO CORAÇÃO NÃO NOS CONDENA , TEMOS CONFIANÇA PARA COM DEUS.      1 João 3/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário