BIBLIOTECA DO PRESÍDIO DE HALDEN NA NORUEGA |
O centro de detenção Halden Fengsel, o segundo maior presídio da Noruega, tem capacidade para 252 presos. A estrutura, que ocupa uma área de 30 hectares em uma floresta nórdica, demorou dez anos para ser construída e custou cerca de 1,5 bilhão de Coroas Norueguesas (o equivalente a R$ 450 milhões).
"Nós queremos reconstruir os presos, estimular a confiança de cada um dos detentos através de educação e trabalho", explica o administrador da cadeia, Are Hoidal, à revista Time.
O cheiro nos corredores já deixa claro que Halden Fengsel é uma cadeia, no mínimo, diferenciada. Ao contrário do fedor de urina, cigarro ou suor dos presídios brasileiros, a penitenciária "cinco estrelas" é naturalmente aromatizada com o cheirinho de comida que vem da cozinha-laboratório, um espaço onde os próprios presos fazem cursos de gastronomia.
As celas são equipadas com televisões de tela plana e mini-geladeiras. Grandes janelas verticais permitem que o sol entre com mais eficiência no "quarto". E para ninguém ver o sol nascer tão quadrado, não há nenhuma barra de ferro na prisão. A cada 10 ou 12 celas existe um ambiente compartilhado, como uma sala de estar. Aço escovado, madeira nobre, e sofás deixam a prisão com cara de showroom de móveis modernos.
E transformar a vida de pessoas que não tinham perspectiva é justamente o objetivo da penitenciária. "Nenhum de nós foi obrigado a trabalhar aqui, nós escolhemos isso", diz Charlott-Renee Sandvik Clasen, professor de música da prisão e membro do coral de guardas. "Nosso objetivo é dar aos prisioneiros – que preferimos chamar de pupilos- uma vida com significado dentro dessas paredes", acrescenta.
E ajuntou se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo homem individado. e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles: e eram com ele uns quatrocentos homens.
1Samuel 22.2
Nenhum comentário:
Postar um comentário